A Festa de Reis Centenária de Brejinho-RN

 


Imagem capturada do Instagram da Prefeitura Municipal de Brejinho/RN.


A Festa de Reis de Brejinho é a manifestação cultural e religiosa mais tradicional do município. Não há registros oficiais que indiquem com precisão a realização da primeira Festa de Reis, mas estima-se que a celebração tenha ocorrido por volta do ano de 1892. Dessa forma, a tradicional festividade completa aproximadamente 134 anos de história.

Segundo informações de Johnathan Trindade, genealogista e graduando em História, antigamente, casais do município costumavam realizar casamentos durante a chamada “Noite de Reis”. Entre os matrimônios celebrados nessa data, segundo o que foi apurado, está o matrimônio de João de Abreu de Maria de Macêdo, que se casaram em Brejinho no dia 5 de janeiro de 1923, (casamento esse que completa 103 anos), tendo como testemunhas Francisco Bento da Silva e Izaías Silveira de Macêdo. O casamento está registrado no livro paroquial de casamentos de Santo Antônio de número 2, na primeira página. 

Ainda segundo Johnathan, seu trisavô Inácio Salvador da Trindade casou-se pela segunda vez em Brejinho, em uma noite de reis, dia 5 de janeiro de 1951, com Maria Rita de Lima. Na mesma noite, uniram-se em matrimônio os casais Heleno Garrido de Lima e Maria Costa; José Garrido de Lima e Josefa Sebastião de Lima; Antônio Garrido de Lima e Rita Garrido de Lima e Fernando Joaquim da Silva e Margarida Maria da Conceição. A quantidade de casamentos celebrados em Brejinho na mesma data comprova essa antiga tradição. 

Os Santos Reis não são considerados co-padroeiros oficiais do município de Brejinho. Ainda assim, eles são motivo de grande devoção popular e de celebrações que atravessam mais de um século, iniciadas muito antes mesmo da emancipação política do município.

Feliz Dia de Santos Reis para todos os brejinhenses!

 

Por Souza Oliveira, com auxílio do escritor Johnathan Trindade.

Comentários